big idea

Big Idea – O que é e como Usar

A Big Idea é uma promessa primária, emocionalmente irresistível que tem como principal objetivo convencer alguém a realizar determinada ação.

O processo de desenvolvimento da Big Idea exige “pensar”, ou seja, investir tempo e ideias neste momento faz parte para que o resultado esperado seja atingido.

O que é a Big Idea?

Serão apresentadas 10 Regrinhas básicas para que uma Big Idea seja construída para ser efetiva. Um conteúdo complementar que ajuda muito é sobre Gatilhos Mentais (dá uma conferidinha).

A Big Idea é a Grande Ideia que irá fazer um prospecto confiar naquilo que está sendo oferecido e muito provavelmente efetuar uma compra.

Vamos lá:

  • Promessa: esse é o ponto principal, deve ser apresentada de forma direta e específica. Normalmente faz sentido colocar logo na Headline para realmente chamar a atenção.
  • Exclusividade: no momento de desenvolver a promessa, é preciso que seja íntegra e ao mesmo tempo única. Não fazer igual aos concorrentes.
  • Atratividade: como foi falado que na maioria dos casos a promessa se encontra na headline, é preciso que ela seja atrativa para prender a atenção da pessoa que está lendo.
  • Especificidade: trabalhar com números e porcentagens por exemplo, é uma forma de especificidade. Entenda que 81,75% é mais específico do que 80%.
  • Atualizada: caso use o aspecto da especificidade, atualize sempre que preciso.
  • Fácil de entender: é preciso que qualquer pessoa entenda a Big Idea, dependendo do nicho é recomendado usar palavras populares e em uma ordem que seja de fácil entendimento.
  • História: as histórias conectam e prendem a atenção. Então é um excelente ponto de partida para apresentar o contexto.
  • Conclusiva: na própria Big Idea deve ficar evidente qual a conclusão final do processo, ou seja, qual será o resultado final.
  • Foco nas Emoções: para ter efetividade é preciso focar em emoções como amor, desejo, desespero, inveja, ganância e etc.
  • Foco: um único negócio pode ter diversas promessas. Porém é recomendado que foque apenas em uma promessa, uma emoção, uma história, tudo isso para facilitar na mensagem que deseja passar e ser o mais efetivo possível.

Como Usar a Big Idea

Para nos aprofundarmos ainda mais no tema, fizemos o Curso Big Idea de André Cia e vamos compartilhar uma ideia super boa e que irá facilitar no momento de produção.

Foi dado um passo a passo de como usar a Big Idea em um texto de vendas curto, ou seja, em uma landing page. Vamos a ordem das ideias:

  1. Grande Promessa
  2. Resultados Obtidos
  3. Curiosidade
  4. Conexão
  5. Confirmação do Interesse
  6. O Método Oculto
  7. O Custo e o Retorno
  8. Transição para Vendas
  9. Apresentação do Produto e/ou Campanha
  10. Promessa, Benefício e USP (unique selling proposition)
  11. Escassez
  12. Urgência e Diferencial
  13. Primeiro CTA
  14. Listagem de Bônus
  15. Bullet Points
  16. Reafirmação da Promessa
  17. Revisão da Oferta
  18. Segundo CTA
  19. Oferta Lógica e Terceiro CTA
  20. Escassez
  21. Quarto CTA

Esses passos é só para ter uma ideia de como podem ser organizadas às ideias. Lembre-se que não existe texto ou vídeo longos demais, existe promessa fraca.

É preciso sempre focar na transformação que a pessoa terá ao adquirir o produto ou serviço, porque muitas vezes ela não sabe nem que está precisando adquirir isso, então é preciso criar a necessidade.

Conclusão

Entendendo o que é a Big Idea e como colocá-la de forma efetiva é um grande passo para todo e qualquer negócio.

Coloque essa etapa em seu Planejamento.

Nós da 77 Digital Marketing esperamos que tenha gostado do conteúdo. Fique ligado aqui no blog e no nosso Facebook que iremos postar muito mais artigos como este.