Podcast é uma mídia em ascensão, dados mostram que os podcasts podem aumentar a renda publicitária em até 21,3% até 2023. O formato consegue se aprofundar nos assuntos sem ser massante e ganha alta adesão. Para produzir um podcast de qualidade é preciso saber bem do que se está falando. Por isso, é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo que vai te ajudar a construir autoridade. Conteúdo de valor, gratuito e flexível.
Este artigo vai te passar as dicas que você precisa para começar o seu podcast sobre marketing digital.
Primeiros passos para começar o seu podcast:
- Estude seu público: para começar um podcast sobre marketing digital você precisa saber o que o seu público ouviria. Pesquise e produza conteúdos com os resultados da pesquisa.
- Comece a produzir os roteiros: pense em roteiros ágeis e que passem ideias com facilidade. Busque gravar com mais de uma pessoa para não ficar monótona na fala de um só.
- Escolha a sonoplastia: para que o seu podcast seja gostoso de ouvir e prenda a pessoa você precisa escolher um boa sonoplastia, que envolva e dinamize o seu conteúdo.
- Escolha a capa do podcast: produza uma arte que passe a ideia que você quer transmitir ao colocar o produto no ar.
Exemplo de roteiros para podcast sobre marketing digital:
Depois de feitos esses primeiros passos precisam ser reproduzidos em todos os episódios. Uma dica é intercalar entre episódios curtos e longos para que o conteúdo atenda a diferentes perfis de ouvintes. Vamos colocar a seguir o roteiro de um dos episódios do Seven Cast, o nosso podcast sobre marketing digital:
Olá, ouvintes! // Sejam muito bem vindos a segunda temporada do Seven Cast, // o podcast da 77 Digital Marketing // que te ensina o marketing digital passo a passo. Eu sou Matheus Veloso, o apresentador do podcast e copywriter aqui na 77.
(vinheta)
A segunda temporada trouxe algumas mudanças para o Seven Cast // A primeira delas é no formato dos episódios, // eles terão temas que decidirão a duração de cada um, vocês vão ver nos próximos //. Tem os mais curtos, mais longos, enfim para todos os gostos!
Nós começamos a temporada com o 7 dicas da 77 sobre SEO e quem vai conversar com a gente hoje é o André, nosso gestor de trafego especialista em afiliados. // Se apresenta aí para nós André.
[apresentação do andré] – Olá, Gente! // Meu nome é André, eu sou (..) aqui da 77 e vim trazer as 7 dicas de como se posicionar bem usando o SEO.
(música de introdução, rápido)
Matheus: Primeiro acho legal explicar, bem rapidinho, o que é SEO? Caso algum de nossos ouvintes ainda não saibam
Pélvis: SEO é o conjunto de técnicas que visam aumentar o ranking do seu site e da sua página e melhorar seu posicionamento nos resultados do Google e de outros motores de busca. é importante porque sua empresa será mais facilmente encontrada.
Matheus: Então fica atento aí que as dicas vão começar
(música de introdução, rápido)
Matheus: Dica número 1: Elabore uma estratégia de palavras-chave
Pélvis: [explica por que é importante e como fazer]
Matheus: Dica número 02: Ofereça links externos de qualidade
Pélvis: [explica por que é importante]
Matheus: Dica número 03: faça uma boa estratégia de links internos)
pélvis: [explica por que é importante]
PUXAR FALANDO DE QUALIDADE DE EXPERIENCIA NA DICA 4
Matheus: Dica número 04: Melhore o tempo de carregamento da sua página
pélvis: explica como e por que é importante
´Matheus: Dica número 05: trocar por não esquecer de colocar tags
Pélvis: explica como e por que é importante
Matheus: Dica número 06: Usar o Search Console e Analytics
Pévis: explica por que é importante e como fazer
Matheus: E, finalmente, a dica número 07: (trocar para o mais improtante : foque no CONTEUDO
Pélvis explica o que é e por que é importante
Matheus: Bom, as dicas acabaram aqui mas nas nossas redes socias elas não têm fim. Siga @77digitalmarketing no instagram e saiba muito mais. Foi um prazer estar com vocês, muito obrigada André e até semana que vem com muito mais contéudo!
Pelvis: Despedida curta
Veja como o roteiro conta com orientações tanto para quem está editando, como em “vinheta” que indica onde entrará a vinheta do episódio, como para quem está falando, como em “comentários e explicações” que demarca onde deve entrar tal fala sobre o tema. Assim, o episódio não fica tão mecânico, pois há falas programadas nem tão improvisado como quando só há uma diretriz geral sobre o tema. As barras são as pausas sugeridas durante a fala.