Uma boa comunicação é um fator essencial para seu sucesso em qualquer lançamento. Seja de um expert, um produto ou uma marca. Uma boa estratégia de copywriting é mais do que necessária para ter êxito na venda do seu produto. Mas antes de pensar na comunicação em lançamentos é sempre necessário dar uma atenção especial à sua identidade de marca.
Mas afinal, o que é identidade de marca? Uma marca, de acordo com o Sebrae, “é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços”. Toda marca está envolvida em uma identidade, que é forma como ela se porta, se manifesta, se apresenta, se define e como executa suas atividades.
A primeira coisa que nos vem em mente ao mencionar as palavras “identidade de marca” provavelmente é o logo e a comunicação visual, já que estes são os aspectos mais distintivos de uma marca. Mas também existem outros aspectos de identidade igualmente importantes, como a comunicação verbal, que muitas vezes não recebem a devida atenção nas redes sociais e na comunicação de lançamentos. A BMW ´w um excelente exemplo: você olha para a frente do carro e já sabe de que marca se trata.
Ambos os aspectos, visual e verbal, são essenciais para uma comunicação efetiva e que gere conexão com o potencial cliente. E para trabalhar bem esses dois âmbitos da comunicação existe uma palavra chave, que deve estar na cabeça de todos aqueles que trabalham com comunicação de marcas: padronização.
Uma vez definidos seus guias para comunicação visual e verbal, essas “regras” devem ser seguidas para que sua marca estabeleça uma identidade. Com uma identidade bem estabelecida, sua marca se torna única, uma referência, que os clientes podem identificar facilmente. Em suma, seja coerente em todos os pontos de contato que o cliente pode ter com seu produto, marca ou serviço.
