Como melhorar a acessibilidade nas suas redes?

Nós vivemos na era da iconografia, isso significa que é a era da visibilidade, dos grandes projetos de identidade visual, proliferação de imagens, anúncios com cores chamativas e etc, por isso acessibilidade é muito importante. O Instagram é o maior exemplo disso, não são permitidos posts sem, pelo menos uma imagem, na plataforma. Recentemente, os carrosséis — posts em sequência que trazem algum tipo de conteúdo visual — têm ganhado força. O que nos leva à questão: e quem não vê, como essas pessoas conseguem fazer parte do mundo da iconografia se ele não se adapta a ela? O que você está fazendo para se conectar com esse público?

No Brasil, há cerca de 6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual e quase 590 mil delas são cegas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se engana quem pensa que essas pessoas não detém poder de compra e, por isso, não são um público alvo importante. A grande maioria dessas pessoas têm poder econômico pois estão no mercado de trabalho ou são assistidas pelo governo. Eles têm poder de compra, então você precisa adaptar o seu negócio virtual para atingi-los.

Imagem que mostra um feed essencialmente visual e a importância da acessibilidade nas redes.
Exemplo de um feed de Instagram essencialmente visual, com muitos posts em formato de carrossel.

Aumentando a acessibilidade das redes sociais:

Uma das formas mais óbvias de começar a adaptar seu conteúdo é usando a ferramenta “texto alternativo”, do Instagram. Com isso, você consegue fazer uma descrição do que está nas imagens para que programas de leitura consigam ´passar, da melhor forma, o conteúdo. Ferramentas de programação de para posts, como o Mlabs, por exemplo, contam com essa função. Veja abaixo como fazer na sequeência de imagens:

Como descrever as imagens para ficarem acessíveis:

Comece da esquerda para a direita, descreva o fundo (cores e características), priorize o que está em primeiro plano na sua descrição. Quando houver fotos de pessoas, descreva-as, por uma questão identitária é importante que as pessoas saibam. 

Na contextualização de memes, explique a situação, por exemplo, “A Mônica, personagem da Turma da mônica, está de frente a uma tela de computador escrita ‘arraste para o lado, amore’ e ela está com cabeça virada para a frente dando um sorriso”.

Use frases curtas e diretas para facilitar a compreensão. Por exemplo: “fundo roxo com letras em azul, com o seguinte texto ‘arraste para o lado’”.

Além disso, sempre poste conteúdo legendado para que os seus seguidores com deficiência auditiva consigam interagir!