copywriting

Copywriting como estratégia de venda

Já ouviu falar em copywriting? É um termo que está muito em evidência quando se trata de Marketing Digital, porém é uma técnica centenária.

Mas o que é copywriting afinal?

É basicamente um texto de conversão, ou seja, é um conteúdo que tem como principal objetivo chamar a atenção do potencial cliente e convencê-lo a tomar alguma ação em relação ao seu infoproduto, podendo ser a de assistir algum vídeo, assinar uma newsletter ou até mesmo realizar a compra final.

Pode parecer simples, mas é necessário muita técnica e prática. No entanto existem profissionais especializados, os copywriters.

Tal técnica pode ser utilizada em títulos, anúncios, posts, páginas de vendas e outros. Não há uma padronização relacionada ao número de palavras ou quantidade de páginas.

Entretanto, deve cumprir com o seu objetivo, através da utilização de gatilhos mentais, deixando claro quais são as vantagens que o comprador irá obter ao adquirir o produto ou serviço e eliminar quaisquer objeções.

Vamos a um exemplo?

Empresa A – Programa de treinos com foco em emagrecimento

Quer ter o corpo igual o das pessoas da foto? Adquira já o programa A e alcance os resultados desejados! Estamos no mercado há mais de 10 anos. Pague R$ 49,90 por mês.

Empresa B – Programa de treinos com foco em emagrecimento

Já pensou em mudar seu estilo de vida para sempre? Está preparada(o) para ficar feliz e satisfeita(o) com o seu corpo de forma saudável? O Programa de treinos B faz isso por você! Faça o seu cadastro agora e entenda porquê 100% dos nossos alunos recomendam o nosso produto. Todos que se cadastrarem até o final do dia de hoje irão receber um ebook com receitas saudáveis exclusivas.

Percebeu a diferença? O anúncio da empresa “B”, focou na transformação e fez a utilização de gatilhos mentais (prova social e escassez).

Este formato de perguntas utilizado no começo do exemplo “B” é também uma estratégia muito utilizada quando se trata de copywriting, pois a partir do momento em que o cliente responde mentalmente “sim” às suas perguntas, as chances dele continuar lendo o seu conteúdo são muito maiores.

Percebeu também que o texto “B” está mais longo?

O tamanho não deve ser uma preocupação, o que importa é a objetividade. Um produto mais caro, por exemplo, exige uma maior explicação, porém, de qualquer maneira deverá ser atrativa do início ao fim.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_3″]

O modelo AIDA ajuda de forma resumida a compreender quais os sentimentos que devemos despertar nos leads ou clientes.

A(atenção): Primeiramente atrair a atenção de quem realmente interessa. Isso será possível através dos seguintes aspectos: fonte, cores e imagens.

I(interesse): Depois de ter prendido a atenção do leitor, deve ser despertado o interesse, deve-se levar em consideração os títulos e subtítulos.

D(desejo): Esta etapa é um pouco mais demorada, ou seja, os detalhes são analisados. Então neste momento o leitor vai analisar se o produto ou serviço atende às suas necessidades e se consegue exterminar suas objeções.

A(ação): Só será possível se todas as etapas anteriores cumprirem seus papéis com sucesso.

É fundamental que neste momento, o CTA (call to action – chamada para ação) seja auto explicativo, de forma simplificada para que não cause dúvidas ou dificuldades ao potencial cliente.

Aplicar todas essas ferramentas e conceitos exige um conhecimento completo sobre o público que deseja atingir, desde idade, quais são seus hábitos, quais são os meios de comunicação que utilizam, o que os influencia no momento de decisão de compra, quais são os benefícios que eles valorizam, quais seus sonhos, quais são suas objeções e muitas outras questões que vão de acordo com o nicho que será trabalhado.

Um bom “copy” com certeza irá aumentar o número de conversões em vendas e será responsável pelo sucesso do negócio.

Nós da 77 Digital Marketing esperamos que tenha gostado do conteúdo. Fique ligado aqui no blog e no nosso Facebook que iremos postar muito mais artigos como este.

4 comentários em “Copywriting como estratégia de venda”

  1. Pingback: Modelos de lançamentos online - 77 Digital Marketing

  2. Pingback: O Post Perfeito - 77 Digital Marketing

  3. Pingback: Textos convertem? - 77 Digital Marketing

  4. Pingback: Funil de Vendas - conceito e dicas - 77 Digital Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *