engajamento

Como Gerar Engajamento

Está cada vez mais evidente a importância de elaborar conteúdos de qualidade. Porém a geração de valor vai além da distribuição de conteúdos, o engajamento é sem dúvidas muito importante neste processo.

Segundo a Social Media Trends 2019, pesquisa realizada pela Rock Content juntamente com alguns parceiros, são 4 os principais benefícios das redes sociais.

#1 Divulgação da Marca (53%)

#2 Engajamento com a Audiência (44,2%)

#3 Aumento de Vendas e Número de Clientes (38,1%)

#4 Aumento de Tráfego Blog/Site (35%)

A quantidade de seguidores nas redes está crescendo e as empresas viram a necessidade de se tornarem cada vez mais presentes neste meio.

E quanto mais usuários estão presentes no mundo digital, maior tem que ser a habilidade de produzir conteúdos de qualidade.

Até porque a quantidade de informações a nosso dispor é absurda, e o descarte das informações é muito alto.

Pensando nisso, conteúdos que geram valor, que agregam, consequentemente são muito valorizados.

Mas o que é Engajar?

O engajamento hoje é uma das principais métricas que corresponde basicamente a quantidade de interações que as pessoas tiveram com determinado post ou anúncio. Podendo ser medido através de curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques no link e etc.

Podendo concluir que quanto maior o engajamento, maior o alcance.

Neste post separamos 15 dicas para aumentar o engajamento de uma página, vamos lá?

1.Citações

Citar uma frase famosa por exemplo e fazer uma reflexão a respeito dela ou dar sua própria opinião. Lembrando que  caso quem tenha dito tenha Instagram, marque a pessoa na postagem.

2.Perguntas

As Perguntas podem ser realizadas tanto em um Post quanto no Story. É interessante pensar que além do engajamento, é uma excelente forma de conhecer melhor os seguidores e entender suas reais necessidades.

Coloque em seu Planejamento fazer perguntas com frequência.

3.Dicas

Quem não gosta de uma dica? É sempre muito bacana compartilhar conteúdos de forma resumida, algo que a pessoa consiga aplicar hoje mesmo.

No final da postagem, sempre lembrar o seguidor de salvar o post e marcar aquele amigo que precisa ver aquilo. 

4.Qual legenda você daria para essa imagem?

Já viu essa pergunta em alguns posts? É um maneira super bacana de engajar e você vai notar que tem muitos seguidores criativos.

5.Complete a frase…

Esse vai no mesmo esquema do anterior. E pode ser utilizado tanto em um post normal como no Story, através da Caixa de Pergunta.

6.Memes

Uma rede social atrativa é aquela que também nos dá motivo para sorrir. Então caso tenha algum meme relacionado ao seu negócio, por que não postar?

7.Temas em alta

É importante sempre estar muito atento a tudo que acontece no mundo e partir disso fazer os comentários nas redes sociais, claro que de questões relacionadas ao negócio.

Agora se vai ser polêmico ou não, depende muito da personalidade de quem está postando.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_3″]

8.Imagens

As peças gráficas ou até mesmo as fotos devem ser um cuidado de todos aqueles que postam, seja no Facebook ou Instagram. Não que seja necessária uma MEGA produção, mas deve sim ter um mínimo de cuidado com relação ao foco e qualidade.

9.Vídeos

Os vídeos devem seguir os mesmos padrões das imagens. E uso e abuse deles, esse formato é um dos que gera mais engajamento, até porque gera uma certa proximidade com aquele que assiste.

10.Concursos/Sorteios

Quem não gosta de ganhar um presente? 

Os concursos e sorteios estão super em alta, e é importante usar as regras a seu favor, como por exemplo pedir para seguir e curtir determinada postagem, isso favorece muito o perfil como um todo.

11.Chamadas para a ação

Lembra que falei em um dos tópicos acima para pedir aos seguidores que salvem o post e marquem um amigo? Então, essa é a chamada para a ação, nada mais é do que orientar o seguidor a dar os próximos passos.

12.Trivias

Trivias são dados e informações de baixo valor, sei que agora você deve estar confuso, já que foi falado desde o começo do texto a importância de compartilhar bons conteúdos.

Mas de vez em quando é importante lançar essas questões batidas…

13.Links

Os links são uma forma de chamada para ação, seja para orientar o seguidor para um site ou para qualquer outro lugar que deseje.

14.Posts compartilhados por outras páginas

É sempre interresante ter uma pegada colaborativa nas redes sociais. Então caso tenha gostado do post de alguém, reposte. E pode ter certeza que quando postar algo de valor, outras pessoas farão o mesmo.

14.Histórias

Histórias sempre geram muita conexão entre as parte, então aproveite essa oportunidade de engajamento. Seja através de imagens ou vídeos.

Conclusão

Essas são algumas diquinhas básicas que ajudam a gerar engajamento nas redes hoje mesmo. Teste e veja os resultados na prática.

Nós da 77 Digital Marketing esperamos que tenha gostado do conteúdo. Fique ligado aqui no blog e no nosso Facebook que iremos postar muito mais artigos como este.