facebook

Estratégias para o Facebook

O Facebook é o queridinho das redes sociais não é mesmo? Apesar de outras redes também estarem se destacando, ainda sim o Facebook é o que possui maior número de usuários ativos.

São mais de 1.2 bilhões de usuários pelo mundo, sendo aproximadamente 110 milhões de brasileiros. Para muitos negócios, podemos afirmar que praticamente o público todo se encontra nesta plataforma.

Muito louco de imaginar né?

Por isso é preciso tratar o Facebook como parte integrante das estratégias de Marketing de qualquer empresa. 

Além de ter uma quantidade de pessoas gigantesca, é uma rede muito consolidada, que possui uma excelente Central de Ajuda e um Suporte extremamente qualificado e eficiente.

Produzir conteúdos para o Facebook não é uma tarefa difícil, já que são aceitos muitos formatos, porém, devido ao excesso de informação é preciso uma atenção especial para que consiga atingir o público correto.

Primeiro fazendo uma análise da persona e a partir disso moldar a identidade da empresa, desde visual até a escrita, utilizando técnicas como Copywriting.

Para isso é fundamental elaborar um calendário editorial que permita que haja uma organização das ideias e mensuração dos resultados.

Separamos 6 Dicas Práticas para você otimizar sua forma de usar o Facebook

#1 Aprenda a usar o Live

A possibilidade de fazer transmissões ao vivo no Facebook já não é tão recente assim, mas é uma excelente forma de deixar mais dinâmico o seu contato com os seguidores.

Vídeos já naturalmente geram conexão, agora imagine vídeos ao vivo…

É uma forma de gerar valor e interagir com aqueles que te seguem. Essa aproximação, além de ser benéfica para o público, é também para aquele que publica já que é possível sentir melhor o perfil e quais são os conteúdos que fazem mais sucesso.

Responda perguntas ao vivo, faça lives semanais por temas, lives rápidas do basckstage, enfim, use a sua criatividade!

Esse modelo já virou febre.

#2 Otimize os Links das Postagens

Você já percebeu que os links que aparecem primeiro em seu feed normalmente estão dentro de uma caixinha que acompanha uma imagem, juntamente com título e descrição?

Isso não é à toa!

Quando se faz a otimização dos links, é possível postar os principais links da web dentro do próprio facebook, dando a impressão de que faz parte da estrutura de postagem da rede.

Existe uma Ferramenta, conhecida como Debugger , é do próprio Facebook e permite que sejam conferidos os dados de um link e assim definir como ele será exibido. 

Uma dica complementar é alinhar os códigos de meta especiais, nome da imagem de destaque, tags, enfim deixar o blog ou website de acordo com a normas de SEO, para facilitar ainda mais a distribuição da ferramenta.

#3 É preciso participar se quiser participação

Nesse tópico podemos pensar de duas formas. A primeira com relação a reciprocidade, ou seja, a partir do momento que um perfil começa a comentar em outras páginas, essas outras páginas também vão começar a interagir neste perfil.

Já a segunda forma é que a partir do momento que as pessoas começarem a interagir em seu perfil, é essencial respostas rápidas e que ajudem os seguidores de certa forma.

É preciso participar se quiser participação!

[et_bloom_inline optin_id=”optin_3″]

#4 Foque em Postagens de Engajamento

O engajamento tem relação direta ao tópico anterior. Para um negócio sobreviver no mundo Online é preciso engajamento.

Isso é possível através de interações nos comentários, chamar os usuários através da postagem para curtir, compartilhar e até mesmo marcar alguém.

Outras formas são os concursos ou sorteios que se tornaram febre neste meio e o público adora!

O engajamento é imprescindível para todos os perfis e além disso é uma ótima maneira de avaliar os conteúdos e saber aquilo que dá ou não resultado.

#5 Respeite as Políticas do Facebook

Você já parou para ler a Central de Ajuda do Facebook? Se sua resposta foi “não”, seria bom inserir essa atividade em sua rotina.

Principalmente para aqueles que trabalham diretamente com o Facebook, é essencial ler a Central de Ajuda, pois além de entender os processos, é fundamental saber as políticas para não infringir as regras. Até porque estamos em um espaço que não é nosso, então temos que tomar muito cuidados e respeitar!

Segue algumas diquinhas rápidas:

  • Não postar conteúdos com temas repetidos em um curto intervalo de tempo
  • Usar imagens de bancos gratuitos que possuem direito autoral
  • Cuidado com conteúdos sensíveis
  • Não fazer anúncios de antes e depois
  • Não exagere nas hashtags
  • Evite discussões na página

Essas são só algumas das inúmeras questões que devemos estar atentos. E é preciso tomar muito cuidado, porque qualquer deslize pode fazer com que a página fique inativa para sempre.

#6 O Paraíso do UGC

Você sabe o que é User Generated Content? 

São todos os conteúdos que são gerados por usuários, ou seja, não há patrocínio de qualquer empresa por trás disso. Isso só é possível quando se tem um perfil que seja capaz de gerar esse engajamento.

Uma boa forma é solicitando mesmo a participação dos usuários. Podendo ser ilustrações, fotos, depoimentos, opiniões e tudo aquilo que tiver relação com seu negócio.

É uma ótima oportunidade para ser criativo!

Conclusão

Todo negócio deve estar presente nas redes e mídias sociais, mas não é apenas isso. É preciso entender as plataformas e se posicionar da melhor maneira possível.

Nós da 77 Digital Marketing esperamos que tenha gostado do conteúdo. Fique ligado aqui no blog e no nosso Facebook que iremos postar muito mais artigos como este.