Funil de Vendas – conceito e dicas
Funil de vendas, também conhecido como pipeline, que é uma visão sob uma perspectiva da empresa, uma análise interna que visualiza em qual fase o potencial cliente se encontra.
É possível compreender todo o processo, desde o primeiro contato com a empresa até o momento de compra. Sendo assim, existe a necessidade da equipe de vendas estar em sintonia com o time de marketing para que haja o planejamento de ações conjuntas e a transformação de um lead em cliente.
O funil de vendas também possui relação direta com a jornada de compra que define os perfis dos potenciais clientes.
São basicamente 4 etapas:
- Visitantes;
- Leads;
- Oportunidade; e
- Vendas.
O topo de funil é quando a pessoa ainda é um visitante, é um processo de conscientização, ou seja, descobre-se que possui a necessidade de consumir aquele determinado produto ou serviço e busca mais informações sobre ele.
Por isso é interessante ter materiais e conteúdos que agreguem, que gerem valor, como por exemplo redes sociais abastecidas de dicas, um e-book ou infográfico.
Para acessar algum desses conteúdos, deve solicitar os dados do visitante para que assim ele seja considerado um lead.
A partir do momento que este visitante se torna um lead, é fundamental estreitar os relacionamentos, tendo mais interações. Assim, é possível analisar melhor quais são as objeções e dores que devem ser supridas para que em um momento posterior de compra, a pessa esteja mais segura e com todas as dúvidas sanadas.
Nesta etapa é importante não focar exclusivamente em vendas, é a hora de continuar gerando os conteúdos de valor e entender a fundo o perfil do potencial cliente para conseguir adequar o produto ou serviço às suas necessidades.
Depois de firmada a relação, estabelecida a confiança e ser reconhecido como autoridade em seu negócio, as oportunidades de oferta acontecem de forma natural. É um processo que deve ser feito gradualmente, não deve ser realizada a oferta logo cara.
De forma prática, podemos imaginar que vai iniciar gerando uma antecipação de que algo está por vir e depois mesclar geração de conteúdo com um pouco de informações da oferta, por fim quando já estiver bem afunilado, aí sim é feita a oferta de forma massiva e com o maior número de informações possível.
É preciso que nesse último momento sejam exterminadas toda e qualquer objeção e dar todo o suporte com relação a pagamento e garantias.
Não se esqueça de em todos os passos utilizar técnicas de gatilhos mentais e copywriting.
Esta análise é fundamental para qualquer tipo de negócio, pois não devemos ficar presos à métricas, como quantidade de pessoas que visitam seu site ou quantidade de leads na sua lista. Ter um controle numérico é importantíssimo, mas deve também conhecer as reais necessidades do seu consumidor.
O mundo online oferece cada vez mais informações e as pessoas vão mudando a maneira de pensar e consequentemente os seus desejos, sendo assim é necessário que as empresas estejam ligadas e consigam se adequar a nova realidade.
O funil de vendas possui vários benefícios como:
- Aumento de produtividade
- Possibilidade de projeção dos resultados
- Gestão acertiva baseada nas projeções
- Consegue lidar melhor com as oportunidades
- Facilita no desenvolvimento de outros produtos
Portanto, aproveite esse modelo e aplique ao seu negócio.
Nós da 77 Digital Marketing esperamos que tenha gostado do conteúdo. Fique ligado aqui no blog e no nosso Facebook que iremos postar muito mais artigos como este.
Pingback: Os termos de marketing digital que você precisa conhecer - 77 Digital Marketing