palavras-chave

Correspondências de Palavras-Chave

Quando anunciamos na rede de pesquisa Google, a primeira coisa que devemos nos importar são as palavras-chave.

São elas que ajudam a controlar para quais pesquisas do Google seus anúncios serão exibidos. Se for usada a correspondência ampla seus anúncios serão exibidos para mais termos de pesquisa do que quando usar a correspondência exata.

Neste artigo vou explicar como funciona cada um dos quatro tipos de correspondências. Você vai aprender:

  • Como definir suas primeiras palavras-chave
  • Correspondência de palavra-chave ampla
  • Correspondência de palavra-chave de frase
  • Correspondência de palavra-chave ampla modificada
  • Correspondência de palavra-chave exata
  • Palavras-chave negativas

Também mostrarei exemplos para cada tipo de palavra-chave.

COMO DEFINIR SUAS PALAVRAS-CHAVE

Sempre que uma pessoa realiza uma busca no Google, o que ela digita é chamado de termo de pesquisa. Esse termo de pesquisa pode ou não acionar as palavras-chave de suas campanhas, e assim exibir seus anúncios. 

Existem algumas ferramentas que ajudam você a ter ideias para as palavras-chave que você usará em suas campanhas. A que eu mais costuma usar é dentro da própria plataforma de anúncios, o Google Ads, e se chama Planejador de Palavras-Chave (ou Key Word Planner). 

Dentro do planejador, você escolhe um termo de pesquisa inicial relacionado ao assunto que você que anunciar, então é exibida uma lista de palavras-chave relacionadas a este assunto. São palavras-chave que anunciantes reais usam para este mesmo assunto.

O legal dessa ferramenta é que ela também mostra uma estimativa de buscas mensais para cada palavra-chave, assim como o custo médio por clique que os anunciantes estão pagando por cada uma dessas palavras-chave.

Vamos supor que eu tenha um e-commerce que vende relógios. Se eu entrar no planejador de palavras-chave do Google e escolher meu termo inicial “relógios masculinos”, será exibida uma lista com milhares de palavras, como por exemplo:

  • relógio masculino esportivo
  • relógio masculino digital
  • relógio masculino analógico
  • etc…

E como eu disse anteriormente, também é possível saber uma estimativa de buscas mensais para cada palavra-chave dessa lista e o custo por clique de cada uma. Com isso e um orçamento definido, já dá pra ter uma ideia de quantos cliques meus anúncios terão em um determinado período.

Outra forma é usar o domínio do seu site no Planejador de Palavras-chave. O Google fará uma leitura do seu site e exibirá uma lista com palavras relacionadas às encontradas em seu site.

CORRESPONDÊNCIA DE PALAVRA-CHAVE AMPLA

Como o próprio nome diz, essa correspondência é a mais ampla, ou seja, uma quantidade maior de termos de pesquisa vão acionar essas palavras-chave. Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que incluem erros ortográficos, sinônimos, pesquisas relacionadas e outras variações relevantes. Essa é a correspondência padrão do Google Ads. Voltando ao exemplo do relógio masculino:

Palavra-chave: relógio masculino

Termos de pesquisa que podem acionar essa palavra-chave: relógio para homem, comprar relógio para homens, etc.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_3″]

CORRESPONDÊNCIA DE PALAVRA-CHAVE DE FRASE

Para essa correspondência, é necessário que o termo de pesquisa contenha a mesma frase definida na palavra-chave com algumas aproximações, podendo incluir outras palavras antes e depois da frase. Dentro do Google Ads essa correspondência é identificada com aspas.

Palavra-chave: “relógio para homens”

Termos de pesquisa que podem acionar essa palavra-chave: relógio para homens, comprar relógio para homens, relógio para homens onde comprar, relógio para homens e mulheres, etc.

Se houver qualquer palavra no meio da frase o termo não aciona a palavra-chave. Por exemplo, o termo relógio para mulheres e homens não é acionado para a palavra-chave “relógio para homens”. 

CORRESPONDÊNCIA DE PALAVRA-CHAVE AMPLA MODIFICADA

É bem semelhante à correspondência ampla, porém incluímos um modificador nas palavras (o modificador é o sinal +). São disparados apenas anúncios em pesquisas que incluem as palavras que você marcou com um sinal de adição. 

Palavra-chave: +relógio +homens

Termos de pesquisa que podem acionar essa palavra-chave: relógio digital para homens, comprar relógio para homens, relógio para homens e mulheres, etc.

Todos esses termos contém as palavras relógio e homens. 

CORRESPONDÊNCIA DE PALAVRA-CHAVE EXATA

Os anúncios são exibidos para os termos que são exatamente iguais às palavras-chave ou com pouca variação, como erros ortográficos.

Palavra-chave: [relógio masculino]

Termos de pesquisa que podem acionar essa palavra-chave: relógio masculino, relogio masculino.

PALAVRAS-CHAVE NEGATIVAS

As palavras-chave negativas servem para evitar que seus anúncios disparem para alguns termos. Para se ter bons resultados, é essencial que use palavras-chave na sua conta. Vamos ver um exemplo que combina palavras chave com modificador e palavras-chave negativas.

Palavra-chave: +relógio +masculino

Palavras-chave negativa: parede, digital

Termos de pesquisa que podem acionar essa palavra-chave: relógio masculino, relogio masculino

Sempre que os termos de pesquisa contiverem as palavras parede ou digital, seus anúncios não serão exibidos. Então se sua loja não vende relógios de parede, faz muito sentido você não exibir anúncios para quem procura por um relógio de parede. Assim você não gasta seu orçamento exibindo anúncios de produtos que você não vende.

Espero que tenha conseguido entender as correspondências e como usá-las. Para que suas campanhas alcancem um grande número de possíveis compradores, é necessário saber muito bem quando e como usar suas palavras-chave.

Se ficou alguma dúvida, pode me enviar uma mensagem no meu perfil do Instagram, ficarei feliz em te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *