post

O Post Perfeito

O Post Perfeito

As redes sociais definitivamente se tornaram a vitrine das empresas e da vida pessoal de cada um. E qual o post perfeito para chamar mais atenção?

Levando isso em consideração, as pessoas ficam preocupadas no momento da postagem, querem sempre fazer o post perfeito.

Existe uma plataforma especializada em analisar posts de Instagram e Facebook, é a Quintly.

Foi feito um estudo através dela, considerando mais de 10 milhões de postagens, permitindo assim pensarmos em como deve ser um post super poderoso.

Planejamento

Antes de pensarmos na estrutura de um post, é sempre recomendado que seja feito um planejamento das postagens.

Isso facilita na questão de organização e também nos temas, pois é possível que todos os posts de uma semana, por exemplo, sejam baseados em um mesmo assunto.

Isso porque uma das maiores dificuldades, é criar conteúdo, concorda?

Outra forma que também ajuda bastante, é gravar um vídeo longo e dele serem editadas partes menores para rede social, redigir um artigo sobre o tema e pensar em postagens menores com ideias mais resumidas.

Então de um único vídeo, já é possível desenvolver no mínimo mais três conteúdos.

Portanto, não sofra no processo de criação, pense em maneiras de otimizar e linkar os conteúdos.

Estrutura do Post

Feito o planejamento, já é possível organizar as fotos e imagens que serão usadas, gravar os vídeos e escrever os textos e as legendas, definir as hashtags e pronto, é só postar!

É interessante sempre manter a identidade da marca nas postagens, desenvolver o criativo e testar o que causa mais engajamento e interação.

Um detalhe que não é obrigatório, mas que pode ser levado em conta, é a estrutura do feed, dá uma olhadinha no nosso, usamos a estrutura peça – blog – peça. Isso facilita no momento de planejamento e sempre que possível abordamos o mesmo tema em todas as postagens da semana.

Feed Instagram 77 Digital Marketing

No Instagram

Mídia Social em ascensão, muitas empresas estão investindo tempo e dinheiro para aumentarem os seus negócios.

Tipo de Postagem

As opções a serem postadas no Insta são reduzidas quando comparadas ao Face, sendo fotos, fotos múltiplas (carrosséis), vídeos de no máximo 1 minuto, stories e IGTV.

Apesar da quantidade de opções ser menor, é possível usar a criatividade e abusar em postagens de resultado.

Os vídeos são os que mais engajam e em seguida estão os carrosséis, então caso esteja com tempo reduzido para produção de um vídeo, use essa outra opção que possui resultados melhores do que uma foto sozinha.

Qual o melhor dia e horário para postar?

A distribuição dos posts é maior durante a semana do que aos finais de semana, conforme apresentado no gráfico abaixo. Porém a interação chega a ser maior de final de semana.

Isso acontece porque as pessoas postam mais quando estão se divertindo e estão fora de casa, ou seja, de final de semana. Mas devido a quantidade de publicações, o alcance não é dos melhores.

Fonte: Quintly

Textos

Tudo depende do conteúdo e da mensagem que deseja passar. Utilizando estratégias de Copywriting, as hashtags corretas e a quantidade de emojis ideal, com certeza terá sucesso.

[et_bloom_inline optin_id=”optin_3″]

No Facebook

Apesar de muitas empresas não darem o real valor ao Facebook, ainda é uma plataforma muito importante que permite localizar os públicos ideais e possui uma excelente ferramenta de anúncios.

Uma questão importante é variar o tipo de postagem, tanto para não se tornar maçante quanto para fazer testes do que mais converte ou gera engajamento.

Fonte: Quintly

Tipo de postagem

A maioria das postagens são compostas por links externos (54,39%), em seguida são fotos (29,85%) e em terceiro lugar os vídeos (13,32%), o restante fica dividido entre status, eventos, notas e músicas, segundo a pesquisa da Quintly.

Essa ordem é interessante, até porque já foi falado que os vídeos são os que mais convertem e geram interação. 

Porém a facilidade de compartilhar um link externo é muito maior do que criar um vídeo, então por isso essa disparidade.

Levando em consideração o gráfico acima, é melhor se organizar para fazer menos postagens mas que engajem mais, do que o contrário.

Qual o melhor dia e horário para postar?

Tudo isso depende do seu público! Apenas uma questão que podemos confirmar é que publicações em dias de semana recebem mais interação do que de final de semana.

Textos

Textos convertem e podem trazer resultados surpreendentes, mas é preciso cautela para respeitar as Políticas do Facebook e também ser atrativo aos clientes e possíveis clientes.

Para os textos descritivos é fundamental utilizar técnicas de Copywriting que sejam capazes de persuadir o leitor.

Já para as imagens, é interessante que não contenham tanto texto, o Facebook possui uma ferramenta interna que é feito o upload da imagem e já é informado se está certo ou tem que melhorar.

Com relação a alguns aditivos como hashtags e emojis, segundo a pesquisa da Quintly, não use hashtags e abuse nos emojis, resumidamente é isso.

Segundo os dados, as hashtags não causam efeitos significativos na interação e os emojis já causam, por dar uma sensação de proximidade e de estreitar o relacionamento com o consumidor.

Conclusão

Esteja presente nas mídias sociais que façam sentido ao seu negócio, faça o planejamento e considere todas as dicas que foram apresentadas  neste texto.

Nós da 77 Digital Marketing esperamos que tenha gostado do conteúdo. Fique ligado aqui no blog e no nosso Facebook que iremos postar muito mais artigos como este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *