social media

Passo a Passo – Social Media

Com o passar dos anos e desenvolvimento das tecnologias, as empresas se adaptaram e criaram novos processos. A área de Social Media com certeza faz parte dessa mudança e se tornou parte dos negócios que querem se destacar no mundo digital.

As mídias sociais surgiram há pouco tempo, Facebook foi lançado em 2004 e Instagram em 2010, por exemplo. Então, o termo Social Media pode ser considerado como algo bem recente.

No princípio surgiram com perfis pessoais, onde as pessoas compartilhavam fotos, frases, vídeos…

Porém, aos poucos foram surgindo os perfis profissionais, ou seja, foi visualizada uma nova oportunidade de negócio.

As empresa começaram a criar seus perfis e usar dessas ferramentas para se conectar aos clientes e até mesmo realizar vendas.

A partir do momento que as mídias viram que estavam sendo desenvolvidos esse perfis, criaram espaços e facilitadores para isso, e também surgiu uma nova forma de monetização.

A importância das empresas estarem no mundo online

Com todos esses avanços, o perfil do consumidor também teve alterações e cada vez mais as pessoas buscam por soluções práticas e as compras online se tornaram parte dessa nova realidade.

Claro que existem produtos de necessidades básicas, por exemplo, que são mais fáceis de serem vendidos, mas existem muitos produtos e serviços que nem sabemos que precisamos.

Então, é papel das empresas despertarem esse interesse.

Ou seja, é fundamental estar no mundo online para se fazer presente. Tanto por uma questão de branding, quanto para vendas.

Passo a Passo Social Media

O passo a passo é simples, mas exige determinação e esforço. Antes de qualquer coisa, as empresas devem saber exatamente tudo sobre aquilo que está sendo oferecido e tudo também sobre o perfil dos consumidores.

Feito isso, é preciso pensar que as pessoas compram quando há uma interação, conexão, quando sentem que quem está oferecendo passa autoridade e assim causa um sentimento de segurança.

Sendo assim, é preciso compartilhar conteúdos de valor, em diferentes formatos, seja foto, vídeo, texto, story (já saiba que quanto mais variado e quanto mais postagens melhor).

E a melhor maneira de fazer isso, é através de um planejamento, de uma organização. Então comece selecionando os temas e depois decidindo de que forma e em qual dia será realizada a postagem.

Se organizando dessa forma, ficará muito mais fácil de colocar em prática.

É preciso ter constância e estar sempre buscando a interação com os seguidores, tanto como forma de dar atenção às pessoas e ao mesmo tempo entender quais são suas necessidades e ver se o produto ou serviço está no caminho certo ou devem ser realizadas alterações.

Às vezes as alterações não são nem naquilo que é oferecido em si, mas sim na forma de compartilhar os conteúdos. É preciso escutar a audiência…

Outra questão importante, é que cada pessoa se encontra em um estágio diferente, ou seja, têm pessoas que nunca ouviram falar sobre a empresa enquanto outras já super conhecem e quando algo for oferecido, irão comprar de imediato.

Por isso é preciso elaborar conteúdos pensando em todas essas possibilidades e conseguir abranger as pessoas em todas as etapas.

Métricas

Conforme foi falado sobre as alterações, é super importante analisar métricas para entender se os resultados estão favoráveis, pode ser tanto com relação à visualizações ou impressões como até mesmo vendas.

As próprias ferramentas possuem relatórios e todos os dados necessários para ser realizada uma análise completa.

Pode ter certeza que fazer isso faz total diferença ao negócio, uma vez que molda cada vez mais às necessidades dos clientes.

Conclusão

A elaboração de todo o processo de Social Media tem sim suas dificuldades no início, mas pode ter certeza que aos poucos vai pegando o jeito e tudo vai fluindo.

É um processo extremamente necessário e que faz total diferença aos negócios.

Nós da 77 Digital Marketing esperamos que tenha gostado do conteúdo. Fique ligado aqui no blog e no nosso Facebook que iremos postar muito mais artigos como este.